domingo, 30 de novembro de 2008

INVERDADES DO SECRETÁRIO DE ESTADO AJUDAM NA MOBILIZAÇÃO PARA A GREVE DO DIA 3

Com a ministra da Educação remetida a um forçado silêncio, tem surgido nos últimos dias, a desdobrar-se em declarações, o secretário de Estado, Jorge Pedreira. Começou por considerar, no elegante estilo que o caracteriza, que qualquer cedência do Governo era como “dar uma bolacha a um rato, que logo a seguir iria querer um copo de leite”.
Agora, perante a determinação dos professores que rejeitam a bolacha da simplificação, passou a acusar os sindicatos de colocarem novas exigências:
"Todos esses problemas ficam resolvidos com as medidas que o Ministério da Educação tomou. [Os sindicatos] falam agora de outras coisas, exteriores à avaliação, como a criação da categoria de professor titular, ou comuns a todos os trabalhadores da administração pública, ou seja a existência de quotas para aceder às classificações mais elevadas".
Ora, o senhor secretário de Estado falta à verdade, pois sabe perfeitamente o que ficou registado na acta do memorando de entendimento e o que foi aprovado na resolução da manifestação de 8 de Novembro:
Suspensão do modelo de avaliação do ME e início de um processo negocial, a decorrer no quadro da revisão do Estatuto da Carreira Docente, designadamente quanto ao ingresso na profissão e à divisão dos docentes em "professores" e "titulares", agravada por um concurso de acesso sujeito a quotas e com regras injustas e inaceitáveis.
É por isto mesmo, e porque os professores não se deixam enganar, que há ainda mais razões para uma fortíssima adesão à GREVE DE QUARTA-FEIRA, DIA 3 DE DEZEMBRO.

Sem comentários: