segunda-feira, 28 de setembro de 2009

E AGORA?

O contributo dos professores para uma efectiva mudança das políticas educativas
Os resultados das eleições legislativas, com o fim da maioria absoluta do PS, objectivo para o qual os professores deram forte contributo, criam novas e melhores condições para que as principais reivindicações dos professores possam ser satisfeitas, nomeadamente o fim da divisão da carreira em duas e a substituição do modelo de avaliação do desempenho.
Os professores esperam que os partidos que acolheram nos seus programas essas reivindicações e que num passado recente as defenderam na Assembleia da República sejam coerentes e consequentes, mantendo as suas posições.
Assim como esperam que os partidos que defendem uma Escola Pública de qualidade e gratuita apresentem propostas para reforçar a autonomia das escolas públicas (garantindo o financiamento da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário), revogar o Decreto Lei 7/2008 e criar uma nova lei de Gestão Democrática, impedir a municipalização e privatização da Escola Pública.
Como é óbvio, os professores não se podem limitar a esperar que essas suas expectativas sejam correspondidas e irão fazer sentir ao novo governo que quaisquer tentativas de dar continuidade às políticas educativas do "socratismo" (ainda que disfarçadas de cedências superficiais a parceiros de ocasião) contarão inevitavelmente com a oposição e a luta da classe docente e das suas organizações sindicais.
Prosseguir a luta continua a ser o caminho dos professores para assegurarem uma efectiva mudança das políticas educativas.

Sem comentários: