domingo, 22 de novembro de 2009

Abaixo Assinado

AS PRIORIDADES DA ACÇÃO SINDICAL
ASSIM NÃO, DIRECÇÃO DO SPGL!

Sim a um sindicato mais forte, combativo e solidário
Sim a um sindicato mais presente nas escolas


O contexto político-sindical em que está a decorrer o 1º período lectivo é por demais conhecido dos professores e educadores. O partido do Governo, apesar de ter perdido a maioria absoluta, procura manter as políticas educativas que impôs na anterior legislatura e utiliza, para tal, todos os meios ao seu alcance:
- Na Assembleia da República, recorre ao manobrismo e à chantagem;
- Nas negociações com os sindicatos, apresenta uma imagem de diálogo e de abertura, tentando amortecer a contestação e enfraquecer a unidade dos professores.

Neste quadro, em que é evidente a necessidade de uma acção sindical firme e determinada, mantendo os professores informados e mobilizados, a Direcção do SPGL considerou que a prioridade era uma nova revisão dos estatutos internos do sindicato (já revistos em 2006) e voltar a decidir se o SPGL continua ou não na Confederação de Quadros.

A quem serve esta opção estratégica da acção sindical do SPGL?
Aos professores não é, certamente!

A Direcção do SPGL procura consagrar estatutariamente uma concepção de sindicalismo em que os sócios só servem para pagar quotas. São retiradas competências à Assembleia Geral de Sócios e à Assembleia de Delegados Sindicais, concretizando-se a transformação, iniciada em 2006, do SPGL num sindicato de dirigentes, fortemente centralizado.
Para atingir esses objectivos, impôs uma metodologia que impede a constituição de uma Comissão Eleitoral e contraria o voto presencial, apostando no voto por correspondência e no controle de todo o processo pela Mesa da Assembleia Geral (eleita na mesma lista da Direcção).
Os professores abaixo-assinados afirmam o seu completo desacordo com as erradas prioridades da Direcção do SPGL e o seu mais veemente protesto pelos métodos anti-democráticos que estão a ser usados para concretizar os seus objectivos.
Os professores abaixo-assinados apelam aos sócios do SPGL para que impeçam a descaracterização do seu Sindicato e rejeitem a proposta da Direcção para o transformar num sindicato de dirigentes, afastado das escolas e enfraquecido na sua acção reivindicativa.
Perante tudo isto, a opção e o apelo dos professores abaixo-assinados são claros e directos:

VOTA NA PROPOSTA B DE REVISÃO DOS ESTATUTOS
VOTA SIM À PERMANÊNCIA NA CONFEDERAÇÃO DE QUADROS

Nome Escola
........................................................................... ............................................

.......................................................................... ............................................

.......................................................................... ............................................

.......................................................................... ............................................

Novembro de 2009
http://professores-unidos.blogspot.com/

Sem comentários: