quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A SEGUIR COM MUITA ATENÇÃO

Fenprof quer reunião com a ministra «já na próxima semana»
Professores reclamam o fim da divisão da carreira docente

A Federação Nacional dos Professores (FENPROF) espera reunir-se já na próxima semana com a ministra da Educação, Isabel Alçada, e que neste período se inicie um processo de revisão do estatuto da carreira docente, refere a Lusa.
«Iremos colocar logo à cabeça um processo de revisão do estatuto para que, entre outros objectivos, seja alcançado o fim da divisão da carreira docente e a substituição deste modelo de avaliação por um que efectivamente seja sério e justo», disse o secretário-geral da FENPROF, Mário Nogueira, após a primeira intervenção de José Sócrates no Parlamento sobre a Educação.
«Ficamos satisfeitos por o senhor primeiro-ministro ter dito na Assembleia da República que iríamos ter um modelo de avaliação sério e justo porque então significa que este vai ser finalmente suspenso e alterado», declarou.
A FENPROF sempre considerou o actual modelo desprovido de justiça e seriedade, sublinhando que criou nas escolas um clima de instabilidade, perturbação e conflito.
«O que a FENPROF tem defendido é um modelo sério, rigoroso, claro, mas justo. Esperamos que isso signifique o fim desse modelo de avaliação também assumido pelo Governo, uma vez que penso que o seu fim está já anunciado pelas posições dos partidos políticos da oposição», considerou.
«Relativamente à posição do senhor primeiro-ministro de não ajustar contas com o passado nas negociações que aí vêm, também é o que nós queremos. Não faz sentido que neste futuro que agora se aproxima continuássemos a ter uma relação tão negativa e tão contrária ao que deve ser a negociação e o clima de diálogo como aquela que aconteceu em quatro anos e meio», afirmou.
José Sócrates anunciou hoje no Parlamento que o Governo está disponível para «melhorar e aperfeiçoar» a avaliação dos professores, mas não para «destruir», dizendo que a ministra da Educação, Isabel Alçada, tomará «de imediato» a iniciativa do diálogo com os sindicatos.
«Não esperávamos mais nada que não fosse uma rápida reunião com a senhora ministra da Educação, esperamos até que seja já na próxima semana», indicou Mário Nogueira.

Sem comentários: