quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

SÓCIOS DO SPGL DÃO LIÇÃO À DIRECÇÃO: Fica sem efeito a revisão estatutária

Apurados provisóriamente os resultados da consulta aos sócios do SPGL sobre a Revisão dos Estatutos e sobre a permanência ou saída da Confederação de Quadros, verificou-se uma expressiva derrota dos objectivos da Direcção do SPGL que pretendeu forçar a revisão estatutária num contexto em que as prioridades da acção sindical são a Revisão do Estatuto da Carreira Docente e da Avaliação de Desempenho.

Os sócios do SPGL disseram não às pretensões da Direcção, abstendo-se de votar. Dos 17519 sócios com direito a voto, apenas votaram 1620, não se atingindo os 10% necessários para validar a revisão estatutária.

Também no que se refere à saída da Confederação de Quadros, defendida pela Direcção, os resultados estão muito longe de ser conclusivos.
Votaram pela saída 767 sócios e pela permanência 757. Ou seja, uma diferença mínima de 10 votos, num universo de votantes que não atingiu os 10%, deixando a Direcção perante o sério problema se pode considerar legítimo do ponto de vista político-sindical este resultado, depois de em 2003 ter havido já uma consulta aos sócios em que estes por larga maioria (num conjunto mais representativo de votantes) rejeitaram a proposta da Direcção.
A única solução séria será considerar nula e sem efeito esta consulta.
Até porque a votação decorreu em simultâneo com a votação da Revisão dos Estatutos que não teve efeito por falta de quorum.

Uma análise mais detalhada de todo o processo e dos resultados da consulta será oportunamente publicada neste espaço.

5 comentários:

Matemática2050 disse...

Para quem estava preocupado com a despesa com a confederação de quadros. Gastou papel, mensagens de TM para os sócios, energias aos associados que deviam estar a estudar as propostas do ME. Tenham vergonha...

R.S.T. disse...

Do site do SPGL desapareceram as notícias sobre a Revisão dos Estatutos. Com vergonha, escondem a cabeça na areia. A humildade democrática é um valor desconhecido por aquelas bandas.

J.M.Vargas disse...

A taxa de abstenção foi de 92,5%.
Entra directamente para o Guiness Book of Records.
Mas não convém divulgar esta "proeza" da Direcção do SPGL fora do movimento sindical.

J.M.Vargas disse...

Os 92,5% de abstenção são esmagadores para a Direcção do SPGL. Todos os 17512 sócios receberam em suas casas credenciais e envelopes de porte pago desde o início de Novembro. Tiveram um mês para votar. Ao longo desse mês, os sócios receberam mensagens por SMS e apelos da direcção ao voto. Fizeram-se cartazes. Todos receberam o Escola Informação com mais apelos. Foram abertas 40 mesas para o voto presencial e condicional. Apesar de todo esse esforço para convencer os sócios a votar, os sócios não corresponderam. Dos 17512 sócios, votaram apenas 1620.
É uma situação muito grave de que a Direcção do SPGL deve retirar as devidas consequências.

Unknown disse...

A culpa dos maus resultados não é nunca dos sócios do clube. Ou é do treinador, ou do director do clube.
Se o treinador principal foi despedido e o treinador adjunto substituído por uma estagiária, falta a orientação táctica. Os lenços brancos dos sócios são para a SAD. E, se fosse na Itália, o clube descia de divisão.