sexta-feira, 25 de maio de 2012

ESFORÇO FINAL


Amigos e companheiros,

As eleições para o SPGL são já no dia 31. Falta um pequeno esforço para, no final, termos a alegria de alcançar o nosso objetivo.

As notícias que nos chegam indicam que, em todas as escolas em que os nossos candidatos e apoiantes estiveram presentes e puderam esclarecer os sócios, a vontade de MUDAR OS DIRIGENTES PARA MUDAR A PRÁTICA SINDICAL reformista e conciliadora se tem manifestado de uma forma inequívoca.

Como tal temos que aproveitar estes últimos dias para tentar chegar onde ainda não fomos e reforçar a mensagem onde há mais sócios e mesas de voto.

A mensagem que temos que transmitir é simples e da fácil compreensão pelos sócios. Está consubstanciada nos dois eixos da campanha que enunciámos na carta enviada aos sócios por email:
        a)      Renovar os dirigentes, através da substituição de pessoas que há longos anos se perpetuam nos cargos e, em virtude desse facto, se apresentam desgastadas, sem ideias e propondo mais do mesmo.
        b)      Devolver o SPGL aos sócios, através da recuperação e dinamização de uma vasta rede de delegados sindicais, que com a sua presença diária nas escolas garanta o contacto e a circulação de informação permanente entre os professores e os organismos de direcção do sindicato.

É também fundamental fazer algumas chamadas de atenção:
       1.       Os sócios podem votar em qualquer mesa que esteja aberta, não sendo obrigatório votar na escola em que leccionam;
       2.       Os aposentados podem também votar em qualquer mesa;
       3.       Não devem esquecer a credencial porque ela deve acompanhar o voto e, como tal, tem que ser entregue na mesa de voto;
       4.       Quem não tiver credencial, porque a perdeu ou por que não a recebeu, vota condicionalmente seguindo os procedimentos determinados;
       5.       Se alguém ainda vai votar pelo correio deve entregar o envelope ao balcão dos CTT, pedindo para ser carimbado, e não deve limitar-se a colocá-lo no marco dos correios. Só assim garante que o envelope tem um carimbo válido;
       6.       Todas as mesas precisam de ter sempre 2 elementos presentes e as actas de apuramento precisam de 3 assinaturas.

Concluindo:
Durante o tempo de campanha já decorrido conseguimos recuperar praticamente toda a diferença e vantagem que a lista A tinha sobre nós, pelo facto de estar no poder.
As informações de que dispomos indicam que estaremos já em vantagem, tanto em Setúbal, como em Santarém.
As dificuldades com que a direcção se vem confrontando, no contacto com os sócios, levaram o próprio Avelãs a ir fazer campanha para o Oeste.
Desde que consigamos equilibrar melhor as votações na região de Lisboa, a vantagem que pudermos conseguir nas outras regiões poderá garantir a vitória.
Parte da “campanha suja” que a lista A faz contra nós, como a história surgida em Setúbal a propósito de sermos uma lista de aposentados, é já fruto de alguma desorientação e desespero. Sobre isso a resposta foi dada na nossa carta aos sócios e os números são claros: temos cerca de 15% de aposentados na lista, o que corresponde à realidade social e profissional do SPGL.
Na comissão eleitoral, embora em minoria, temos conseguido diminuir substancialmente a margem de manobra para chapeladas da direcção. Não sendo impossível que surjam golpes baixos, o essencial é levarmos os sócios a votar em nós.

Abraços e bom trabalho

VIVA A LISTA B
VIVA O SPGL
DIA 31 VOTA B

Sem comentários: