quarta-feira, 23 de maio de 2012

Uma Campanha Responsável, mas feita com Alegria e Entusiasmo


Hoje venho deixar algumas notas sobre os primeiros dias de campanha a todos os candidatos e apoiantes da LISTA B . Trata-se de uma campanha árdua e exigente, mas extremamente gratificante pela forma como, após a rejeição inicial, a generalidade dos colegas se despede de nós com palavras de incentivo.

Até hoje visitei escolas da Região de Santarém, desde o Cartaxo até Santarém e da Região de Lisboa nos concelhos de Amadora e Sintra.

A receção é idêntica em todo o lado. Sentimento de rejeição do sindicato e muita gente a dizer que já não é sócia. Acusações de que “vocês não fazem nada por nós”, “vocês aproveitam-se do dinheiro das quotas para a boa vida”, “vocês estão tão desligados da escola como o ministério”.
Desde "estórias" de jantares de marisco, até à transumância entre sindicato e ministério, já ouvi de tudo e tive que ouvir estoicamente acusações de coisas que nem sequer me passava pela cabeça que pudessem ter sido feitas pelos atuais dirigentes.

Felizmente, depois de conseguirmos falar e desfazer a confusão entre o "eles/vocês" e a nossa candidatura LISTA B, os colegas acabam por aceitar as nossas razões, percebem que estamos do mesmo lado nas críticas, fazem perguntas sobre os nossos projetos e, muitas vezes, prometem-nos o voto e até que vão falar com outros colegas.

A lista da direção está a mandar sms’s a apelar ao voto na lista A por correspondência. A nossa candidata no ***** recebeu um, do remetente “4010”, e há também nota de que vários sócios receberam emails (que não facultaram a nível pessoal) apelando ao voto na lista A. 

Finalmente, há nota de pelo menos cinco pessoas que ainda não receberam a carta com a credencial e os votos. Em dois casos são candidatas da nossa lista. Está a ser pedido que estes sócios dirijam um email à direção e ao presidente da MAG/Comissão Eleitoral, dando conta de que ainda não receberam o envelope, quando sabem que outros sócios já votaram pelo correio.

Ainda assim, apesar de todas estas "contrariedades", continuo convicto de que poderemos chegar à vitória porque estamos a conseguir bons avanços em relação ao nosso verdadeiro adversário - a abstenção.
Recuperando a confiança dos sócios e convencendo-os a votar, em vez de deitarem a credencial fora, estaremos no caminho do sucesso.

Abraços, falta uma semana de esforço e dedicação à causa

Francisco Santos

Sem comentários: